Game of Brands #1 | Coca-Cola, Fortnite, Free Fire e mais
Arcane no iFood, o começo e fim rápido de uma marca de cosméticos e outros assuntos na primeira edição
Não foi essa Coca-Cola toda
Abrindo essa edição da Game of Brands analisando a propaganda recente da Coca-Cola, “Real Magic”. A mesma já começa a aparecer em horários comerciais de alguns torneios de esports e programas dos quais a Coca-Cola é patrocinadora. O ad faz parte de sua nova plataforma global que tem uma proposta de interagir com o público e mergulhar no universos dos esports.
O problema? Não repercutiu bem entre o público. O vídeo no YouTube tem 5,8 mil likes contra 73 mil dislikes.
Mas o que pode ter dado errado? Bom, no vídeo podemos ver que… o próprio jogo, a competição online, em si, é o maior "problema” a ser resolvido. É como se em um comercial promovendo a NBA os atletas simplesmente abandonassem a quadra de basquete. O comercial ignora a competição como elemento dos jogos e a trata como problema. Isso, no mundo dos esports, é um senhor erro.
Acho bem legal que as marcas estejam entrando de cabeça no universo gamer, e a Coca-Cola investe pesado nisso há tempos. Mas neste caso aqui faltou um diálogo maior com o público gamer e entendimento dos valores que eles prezam. Fica a reflexão para ações similares futuras.
Arcane + iFood
Não se falou de outra coisa na semana passada, quando foi lançada Arcane, animação inspirada no universo do jogo League of Legends. O lançamento contou com diversas ativações ao redor do mundo.
Destaco entre elas a parceria inédita da Riot Games com o iFood, que criou restaurantes pop-ups exclusivos para prestigiar a chegada dos episódios. Até o dia 27 de novembro, usuários do app em 50 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais podem pedir lanches como frango frito, cachorro quente e hambúrguer e ainda levar brindes exclusivos da série.
Bem interessante, mas tá bem difícil encontrar as lojas abertas, como algumas pessoas têm reportado. Vamos melhorar esse esquema aí, iFood, pra não estragar a experiência do Arcane, que tá incrível.
Fake Cosmetics
Do mesmo jeito que a linha de skincare RFCLT surgiu, sumiu rapidamente. A nova marca foi lançada usando Rachell “Valkyrae” Hofstetter, streamer sensação no YouTube e coproprietária da organização de esports 100 Thieves, como embaixadora. Essa linha prometia “proteger” os usuários da “poluição da luz azul” emitida pelas telas. Bom, prometia, tempo verbal certo… Os fãs de Valkyrae nas redes sociais foram rápidos em apontar que há uma falta de evidências conclusivas que apoiam a noção de que a luz azul tem qualquer efeito prejudicial em nossa pele. Além disso, o site da marca apontava que as informações nos "termos de serviço" afirmavam diretamente que nem todas as informações no site são precisas.
Resultado: o assunto repercutiu fortemente entre a indústria de cosméticos nos EUA e a comunidade gamer em peso. Valkyrae se isentou de culpas, a empresa responsável teve que se retratar e a RFCLT saiu das prateleiras em poucos dias. Mais um sinal de que os consumidores buscam autenticidade pra valer em produtos e serviços de bem estar, e o público gamer é tão criterioso com esse tema quanto qualquer outro.
Fique de olho: Dead by Daylight
Games com temática de terror com zumbis já são muito comuns e numerosos. Mas o que Dead by Deadlight está conseguindo é diferente: a formação de toda uma comunidade forte ao seu redor desde seu lançamento. O segredo? Acordos fortes com franquias do universo de filmes de terror trazem personagens famosos para dentro do jogo (ao melhor estilo Fortnite de mesclar universos), conteúdo constantemente atualizado ao longo dos anos, personagens carismáticos e até mesmo streamers LGBTQ+ abraçando o jogo. Mais na matéria completa da Wired - uma leitura mais longa, já aviso antes, mas vale a pena.
Números da semana
Recém-saído do forno os números da Pesquisa Game Brasil sobre o comportamento do público gamer brasileiro na Black Friday. Tem mais de onde saiu esse, aqui. Note que o interesse na data cresce mais de 25% em 2021. Será que teremos realmente boas ofertas em games? 👀👀
Imagens da semana
A marca Xbox completa 20 anos em 2021 e as comemorações são diversas. Entre elas, o lançamento de uma edição especial da Adidas em homenagem ao Xbox 360, console da família Xbox. Infelizmente sem previsão de venda no Brasil. =(
Falando em games que criam comunidades fortes, é incrível a adesão da skin do Chapolin Colorado ao Fortnite, game de battle royale da Epic Games. Mais uma franquia no jogo, mas dessa vez com uma conexão “latina” que agrada ao público local, inclusive nós brasileiros que crescemos vendo o personagem na TV.
“Nós sabemos que Balenciaga, Louis Vuitton e outras marcas estão nesse universo e o fato de apresentarmos skins no mundo real não deve ser iniciativa de uma marca ou do game, deve ser algo universal que respeita toda uma cadeia de profissionais que atuam nestes segmentos: moda e games, pioneiros em diversidade.”
Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander Brasil, anunciando que em ação com Garena e Santander, as skins do jogo mobile Free Fire se transformarão em itens reais de desfile durante a SPFW (São Paulo Fashion Week).
Tomando nota
A Netflix passa a ter jogos no aplicativo para iOS e Android. E com um game desenvolvido por brasileiros. Vale ficar de olho nessa estratégia: será que o público abraça a Netflix como provedora de games?
Grand Theft Auto V vendeu mais de cinco milhões de cópias no trimestre, e suas vendas totais já ultrapassaram 155 milhões de cópias. Desde seu lançamento em 2013, o GTA V gerou mais de US $ 6 bilhões em receitas. Importante saber disso porque o jogo é extremamente popular ainda hoje - vende muito, tem uma comunidade gigante que joga online e criando histórias paralelas completas lá dentro, e é um dos jogos mais assistidos nas plataformas de streaming.
Ação simpática da Chipotle nos EUA onde 30 mil usuários do game Roblox ganharam um burrito de graça. Bastava entrar dentro da área temática da lanchonete no jogo. Aliás, Roblox será um tema a parte nas próximas newsletters, pelo seu tamanho e importância.
Mais um patrocínio para a Pain Gaming, organização de esports brasileira. A Subway passa a integrar o rol de marcas que já conta com BMW, Coca-Cola, JBL e AME Digital.
Muito obrigado! =)
Esta é a primeira edição da Game of Brands e eu ainda estou testando o que pode funcionar melhor, tanto para mim na curadoria dos assuntos quanto para você, que os consome. Quer deixar algum feedback? Só comentar na página da newsletter, ou me responder. Vou curtir muito saber o que você achou!
Um abraço,
Anderson Costa